Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto "Vale Sonhar" pretende reduzir casos de gravidez entre adolescentes sergipanas

    Os Promotores Conceição Figueiredo e Luis Fausto Valois, respectivamente do Núcleo da Infância e da Adolescência (NAIA) e do Núcleo da Educação do Ministério Público do Estado de Sergipe, promoveram a apresentação do Projeto Vale Sonhar, no último dia 19 de fevereiro, através da Diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena. Estiveram presentes representantes de diversas Secretarias de Estado e do Município de Aracaju, Conselheiros Tutelares, Guardiões dos Abrigos e técnicos da área da Infância e da Adolescência. Para dar continuidade à sua implantação, as Secretarias do Estado e do Município de Educação, Saúde e Inclusão Social trarão propostas de operacionalização do Projeto à Audiência que se realizará na sede do MPE, às 8h do dia 18 de março.

    Por meio da implantação do Projeto, o NAIA objetiva promover a redução dos índices de gravidez na adolescência, visto que no Estado de Sergipe, 22,45% dos nascidos são filhos de mães com idade entre 10 e 19 anos. Da gravidez inesperada muitas vezes decorrem problemas de saúde, sociais e educacionais.

    O Projeto Vale Sonhar propõe um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. Ele entende a motivação como a principal forma de obter sucesso na prevenção, pois pesquisas comprovam que o conhecimento sobre os métodos contracepctivos não garante o seu uso. Palestras, música, teatro, poesia, desfiles, passeatas, concursos e brincadeiras fazem parte do processo de aprendizagem, e através da sua conscientização, os adolescentes se motivam a utilizar os métodos contraceptivos e evitar a gravidez da adolescência.

    A implantação do Projeto envolve, também, o estabelecimento de parcerias com gestores estaduais e municipais, bem como a capacitação de professores e educadores universitários nos temas: Sexo e Sexualidade, Educação Sexual e Orientação Sexual, Papel do Agente Multiplicador na Prevenção, Sexualidade na Adolescência, Gravidez e Vulnerabilidade, Metodologia, Projeto de Vida, Reprodução Humana, Métodos Contraceptivos, e Medicação de Emergência. Através dos multiplicadores treinados, são implementadas oficinas de prevenção com alunos do ensino médio. Pais, alunos e comunidade escolar em geral também são envolvidos no processo, através da Rede Comunitária Escolar de Prevenção à Gravidez.

    Já implantado nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Alagoas, e muito bem sucedido em todos eles, o Vale Sonhar atingiu índices de redução de gravidez na adolescência bastante significativos, comprovando a eficácia da sua metodologia. No estado de São Paulo, por exemplo, foi registrada uma redução de 80% dos casos, no primeiro ano de implantação do Projeto.

    Rebecca Melo

    Assessoria de Comunicação MP/SE

    • Publicações2242
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-vale-sonhar-pretende-reduzir-casos-de-gravidez-entre-adolescentes-sergipanas/959579

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)