Carregando...
JusBrasil - Notícias
23 de outubro de 2014

Projeto "Vale Sonhar" pretende reduzir casos de gravidez entre adolescentes sergipanas

Publicado por Ministério Público do Estado de Sergipe (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Os Promotores Conceição Figueiredo e Luis Fausto Valois, respectivamente do Núcleo da Infância e da Adolescência (NAIA) e do Núcleo da Educação do Ministério Público do Estado de Sergipe, promoveram a apresentação do Projeto Vale Sonhar, no último dia 19 de fevereiro, através da Diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena. Estiveram presentes representantes de diversas Secretarias de Estado e do Município de Aracaju, Conselheiros Tutelares, Guardiões dos Abrigos e técnicos da área da Infância e da Adolescência. Para dar continuidade à sua implantação, as Secretarias do Estado e do Município de Educação, Saúde e Inclusão Social trarão propostas de operacionalização do Projeto à Audiência que se realizará na sede do MPE, às 8h do dia 18 de março.

Por meio da implantação do Projeto, o NAIA objetiva promover a redução dos índices de gravidez na adolescência, visto que no Estado de Sergipe, 22,45% dos nascidos são filhos de mães com idade entre 10 e 19 anos. Da gravidez inesperada muitas vezes decorrem problemas de saúde, sociais e educacionais.

O Projeto Vale Sonhar propõe um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. Ele entende a motivação como a principal forma de obter sucesso na prevenção, pois pesquisas comprovam que o conhecimento sobre os métodos contracepctivos não garante o seu uso. Palestras, música, teatro, poesia, desfiles, passeatas, concursos e brincadeiras fazem parte do processo de aprendizagem, e através da sua conscientização, os adolescentes se motivam a utilizar os métodos contraceptivos e evitar a gravidez da adolescência.

A implantação do Projeto envolve, também, o estabelecimento de parcerias com gestores estaduais e municipais, bem como a capacitação de professores e educadores universitários nos temas: Sexo e Sexualidade, Educação Sexual e Orientação Sexual, Papel do Agente Multiplicador na Prevenção, Sexualidade na Adolescência, Gravidez e Vulnerabilidade, Metodologia, Projeto de Vida, Reprodução Humana, Métodos Contraceptivos, e Medicação de Emergência. Através dos multiplicadores treinados, são implementadas oficinas de prevenção com alunos do ensino médio. Pais, alunos e comunidade escolar em geral também são envolvidos no processo, através da Rede Comunitária Escolar de Prevenção à Gravidez.

Já implantado nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Alagoas, e muito bem sucedido em todos eles, o Vale Sonhar atingiu índices de redução de gravidez na adolescência bastante significativos, comprovando a eficácia da sua metodologia. No estado de São Paulo, por exemplo, foi registrada uma redução de 80% dos casos, no primeiro ano de implantação do Projeto.

Rebecca Melo

Assessoria de Comunicação MP/SE

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://mp-se.jusbrasil.com.br/noticias/959579/projeto-vale-sonhar-pretende-reduzir-casos-de-gravidez-entre-adolescentes-sergipanas