Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência Pública discute idade mínima para o ingresso no ensino fundamental

    O Promotor de Justiça Dr. Luis Fausto Dias de Valois Santos, Curador dos Direitos à Educação, conduziu Audiência Pública para discutir um tema que tem afetado diversas crianças a exigência de idade mínima para ingresso no ensino fundamental. Em Aracaju, vários alunos que já concluíram o ciclo de educação infantil encontram-se numa situação bastante delicada.

    A polêmica, que tem tirado o sossego de algumas mães, decorre de Legislação Federal e atos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação. Mudanças, instituídas em 2006, determinam que devem matricular-se no primeiro ano do ensino fundamental crianças de 6 anos de idade ou a completar até 31 de março do ano letivo.

    Na audiência estavam representantes do Conselho Estadual de Educação, dos estabelecimentos de ensino e pais de aluno. A psicóloga de uma instituição da rede privada afirmou: os que têm desenvoltura não devem ser barrados. Para ela, cada caso deve ser avaliado individualmente, a fim de que o desenvolvimento na criança não seja prejudicado. Mães cujos filhos já se encontram aptos ao ingresso no primeiro ano do ensino básico manifestaram-se indignadas, uma vez que a medida poderá desencadear danos de cunho emocional e cognitivo.

    Dr. Luis Fausto Valois disse que Ordenamento Jurídico deve ser respeitado, mas ressaltou que as crianças não podem ser submetidas a tratamento vexatório ou que lhes cause qualquer tipo de dano. Ele solicitou que, no prazo de 5 dias, as escolas encaminhem lista de alunos suscetíveis de retenção no que se refere à idade mínima. Outra audiência foi marcada para o dia 27 de setembro, às 14 horas, data posterior a duas sessões do Conselho Estadual de Educação, quando será possível adotar providências mais eficazes.

    Hebert Ferreira

    ASSESSORIA DE COMUNICAÇAO MP/SE

    • Publicações2242
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-publica-discute-idade-minima-para-o-ingresso-no-ensino-fundamental/2836379

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)