Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Intervenção do MP assegura pagamento de salário aos funcionários do Município de Pacatuba.

    Com o intuito de garantir o pagamento, em dia, dos salários dos funcionários públicos do Município de Pacatuba, o Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotoria de Justiça de Pacatuba, solicitou à Justiça do referido Município, a realização de audiências públicas para discutir o acompanhamento da Ação Civil Pública ACP, anteriormente ajuizada pela Promotoria, para que o referido Município regularizasse o pagamento do funcionalismo público, em atenção ao determinado pela Legislação vigente.As audiências contaram com a presença do autor da ACP, Dr. Edyleno Ítalo Santos Sodré, dos Sindicatos, representados por advogados, de Servidores Municipais de Pacatuba (SINDIPACATUBA) e dos Trabalhadores do Ensino (SINTESE) - que ingressaram no processo na qualidade de assistentes litisconsorciais ativos (ao lado do MP)- da Prefeita de Pacatuba, Diva de Santana Melo Dias, da Procuradora, Viviane Sobral Freire Matos e do Secretário de Finanças do Município, José Leandro Melo Santos, além de vários servidores que lotaram as cadeiras do salão do Júri.

    Em primeira reunião, (17.11.2011), constatou-se que o Município com a postura de não contestar o pedido da ACP, estava com excessivo número de contratados, o que levou o Magistrado a determinar que, sob risco de multa pessoal à Prefeita e ao Secretário de Finanças, até a data da próxima sessão fosse providenciado o corte da despesa, mencionando-se a existência de Ação de Improbidade também movida pela Promotoria de Justiça (201178000650) contra a Prefeita do Município, em razão da ilegalidade.

    Na segunda audiência, (30.11.2011), o Município informou que o corte dos contratados gerou uma redução de R$ 231.521,40 na folha e apresentou o calendário de pagamento integral de todo funcionalismo nos meses de dezembro, inclusive 13º e janeiro, com o que o Juízo de Direito determinou a suspensão do feito até 10.02.2012 para que fosse verificado o pagamento dos salários de forma regular.

    Segundo Dr. Edyleno Sodré, o efetivo pagamento do salário dos servidores, dentre vários fatores, é importante, também, para a garantia da honesta gestão do dinheiro público. Na qualidade de titular da Promotoria de Justiça de Pacatuba e considerando o princípio da dignidade da pessoa humana, além dos mandamentos legais e constitucionais sobre a matérias, não poderíamos, simplesmente, ficar esperando o resultado da Ação Judicial. A situação era desumana para os que sofriam o atraso em suas verbas alimentares, informou o Promotor de Justiça.

    Mônica Ribeiro

    Assessora de Imprensa do MP/SE

    • Publicações2242
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intervencao-do-mp-assegura-pagamento-de-salario-aos-funcionarios-do-municipio-de-pacatuba/2960348

    Informações relacionadas

    TCE rejeitou as contas anuais das prefeituras de Pacatuba (2010) e Monte Alegre (2011) - Tribunal de Contas do Estado de Sergipe - TCE

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)